OFICINA DE PRODUÇÃO DE SABONETES ARTESANAIS COM PLANTAS MEDICINAIS: APROXIMANDO ESCOLA DA COMUNIDADE

Autores/as

DOI:

10.35642/rm.v3i2.270

Resumen

Neste artigo, faz-se um relato de experiência e reflexões acerca de oficinas realizadas no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano Campus Uruçuca, sobre produção de sabonetes artesanais com plantas medicinais. As plantas medicinais podem ser usadas na produção de sabonetes artesanais, seja pela sua ação terapêutica, seja pelo aroma. Com viés extensionista, foram realizadas três oficinas para mulheres da comunidade de Uruçuca, com intuito de capacitar a mulher para produzir e vender seu próprio sabonete; e com alunos do nono ano do ensino fundamental, para aproximá-los do IF Baiano e estreitar a relação com a comunidade. Os participantes produziram sabonetes artesanais de arruda, hortelã, erva-cidreira, capim santo, capim citronela e também sabonete líquido. Na oportunidade conheceram o Instituto e cursos disponibilizados. O Projeto possibilitou uma aproximação da escola com a comunidade, sendo necessários outros cursos/oficinas para estreitar ainda mais essa relação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ariana Reis Messias Fernandes de Oliveira, Instituto Federal Baiano, Campus Uruçuca

Engenheira Agrônoma, Doutora em Recursos genéticos vegetais. Docente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Uruçuca.

E-mail: ariana.oliveira@ifbaiano.edu.br

Adeane dos Santos Oliveira

Discente do Curso Técnico em Agropecuária no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Uruçuca.

Valteneide Pereira Alves, Escola Nossa Senhora da Conceição

Química. Docente da Escola Nossa Senhora da Conceição. E-mail: neidequimica@hotmail.com

Publicado

2023-07-04

Cómo citar

OLIVEIRA, A. R. M. F. de; OLIVEIRA, A. dos S.; ALVES, V. P. OFICINA DE PRODUÇÃO DE SABONETES ARTESANAIS COM PLANTAS MEDICINAIS: APROXIMANDO ESCOLA DA COMUNIDADE. Revista Macambira, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 5–14, 2023. DOI: 10.35642/rm.v3i2.270. Disponível em: http://www.revista.lapprudes.net/index.php/RM/article/view/270. Acesso em: 12 may. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a